20/08/12

Os perigos para o gato

EM CASA

Os gatos, ao contrário dos cachorros, dificilmente sofrem intoxicações por produtos domésticos, pois são degustadores prudentes. Entretanto, cair em ciladas na casa ou apartamento onde vivem é muito comum. Por isso, é importante evitá-las através de algumas medidas.

  • queda: as quedas podem ocorrer em qualquer idade, porém os jovens inexperientes são os mais susceptíveis. É prudente equipar janelas, terraços e varandas com grade ou rede.
  • queimaduras e eletrocussão: a cozinha é um lugar perigoso para o gato, pois há fogão, panelas com água fervendo, frigideiras...assim, é sempre aconselhável estar por perto quando estiver fazendo algo que possa machucá-lo. Atenção também ao ferro de passar e aos fios elétricos espalhados pela casa...ao mordiscá-los, os gatos arriscam-se a queimaduras graves na boca e até mesmo à eletrocussão. Evite deixá-los à vista do seu gato.
  • afogamento: pode ocorrer na banheira, no tanque de lavar roupa ou até mesmo no vaso sanitário, principalmente no caso de filhotes. Portanto, mantenha a banheira e o tanque vazios quando não estiver utilizando-os e a tampa do vaso sanitário sempre abaixada.

MEDICAMENTOS:

Todos nós que temos animais de estimação sabemos como é difícil vê-los passando mal ou sentindo alguma dor. Quando isso acontece, muitas pessoas bem-intencionadas em acabar com o sofrimento do animal, administram medicações sem prescrição do médico veterinário. No entanto, assim como em humanos, a medicação sem o aconselhamento de um profissional adequado pode se tornar um grande risco. Portanto, antes de dar qualquer medicação a seu animal de estimação, consulte o médico veterinário, pois ele conhece o melhor tratamento e as interações medicamentosas perigosas para seu animal.

CONHEÇA ALGUNS MEDICAMENTO MUITO PERIGOSOS PARA GATOS (que geralmente temos em casa)

ACIDO ACETILSALICILICO

Muito conhecidos e usados pelas pessoas, alguns exemplos de produtos com essa substância são a Aspirina®, o AAS®, o Doril® e o Melhoral®. O ácido acetilsalicílico é um antiinflamatório muito tóxico para gatos devido a deficiência de uma enzima hepática que faria a eliminação deste composto. Deste modo, os gatos gastam muito mais tempo para metabolizar e eliminar este medicamento, o que o torna muito perigoso para uso nestes animais. De modo geral, seu uso é contra-indicado para gatos (ou deve ser utilizado estritamente sob a supervisão de um médico veterinário).
Nos seres humanos, 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo, já nos gatos o tempo médio é cerca de 70 horas.

DICLOFENACO

Os produtos mais conhecidos são o Cataflan® e o Voltaren®, muito utilizados no tratamento da dor e inflamação no homem. Em cães e gatos o uso desta molécula costuma ocasionar problemas gastrintestinais, como úlceras hemorrágicas no estômago e duodeno, levando à vômitos e diarréia com sangue. Também pode ocorrer insuficiência renal, uma grave lesão nos rins que pode levar à morte. O uso de diclofenaco é contra-indicado para cães e gatos!

PARACETAMOL

Presente em diversos medicamentos como Tylenol®, Parador® e Acetofen®, além de vários outros para gripes e resfriados. Seu uso é contra-indicado para gatos, pois são mais sensíveis ao paracetamol do que os cães por não conseguirem eliminar com eficiência o medicamento. Um comprimido de 250 mg pode ser fatal para os esses animais. Os principais sintomas de intoxicação são salivação, mucosas de coloração azulada, falta de ar e vômitos, podendo chegar a coma e morte.

Acetominofen (Tylenol):

Apenas 1 comprimido já pode ser fatal para um gato adulto. Causa anemia hemolítica, formação de metahemoglobina (não transporta oxigenio), cianose, icterícia, edema de face, Taquipnéia, necrose hepática.


Dipirona sódica: também pode afetar seu gatinho se for dada inadequadamente, em doses repetidas. Pode levar a gastrite, gastroenterite, úlceras com hemorragias gastrointestinais e casos de intoxicação digestiva graves, neste caso por doses repetidas. O animal pode vomitar bastante, inclusive com sangue, ter prostação e anorexia. Podemos incluir como exemplares deste fármaco a Novalgina, Magnopyrol, Anador.

 

Existem mais medicamentos altamente tóxicos e até mesmo letais para os gatos, mas geralmente são comprados com receita médica, o que torna mais dificil ter em casa. Dentre eles podemos citar: tetraciclina, calmantes, relaxanres musculares, antibióticos e etc.

 

PLANTAS ORNAMENTAIS:

Nerium oleander (espirradeira): Tem ação cardiotóxica. Sintomas: Náuseas, vômitos, dor estomacal, tontura, pulso fraco, batimentos cardíacos irregulares, dilatação das pupilas, diarreia com sangue e sonolência.

Philodendron sp (cipó-imbé, barra-de-macaco, filodendro). Sintomas: Edema nos lábios, língua, garganta, dificuldade de engolir, náuseas, diarreias, vômitos. Se em contato com a pele, causa reação alérgica.

Alocasia sp (orelha-de-elefante, orelha-de-burro, pulmão-de-aço). Sintomas:Irritação dolorosa na boca e garganta, náuseas, diarreia, delírios e morte.

Euphorbia pulcherrina (bico-de-papagaio). Sintomas: Dor abdominal, vômitos, diarreia e alergia de contato.

Dieffenbachia picta (comigo-ninguém-pode) e Monstera sp (costela-de-adão, dragão-fedorento, sete-facadas). Sintoma: Edema de glote. O animal pode morrer por asfixia.

Hippeastrum spp (amarílis). Sintomas: Náuseas, vômitos, salivação e diarreia.

aladium spp (tinhorão). Sintomas: Queimadura e inchaço dos lábios, língua, boca, náuseas, vômitos e diarreia.

Datura stramonium (saia-branca, trombeta). Sintomas: Alucinações, delírios, secura das secreções, taquicardia, midríase, pele seca e meteorismo.

Schefflera spp, Brassaia arboricolo (Umbrella Tree). Sintomas: Vômitos, dormência e falta de coordenação motora.

Rhododendron sp (azaleia). Sintomas: Salivação, náuseas, vômitos, dor abdominal, fraqueza, diarreia, dificuldade de respirar, lacrimejamento, paralisia progressiva dos membros e coma.

Allamanda cathartica (alamanda). Sintomas: Febre, edema dos lábios, náuseas, diarreia e sede.

Hydrangea spp (hortência). Sintomas: Náuseas, vômitos, salivação e diarreia.

Mantenha sempre suas plantas ornamentais em local de dificil acesso para os gatos.