BENGAL

 

A RAÇA

Bengal é uma raça de gatos  relativamente recente e exótica, pois deriva do cruzamento do Leopardo Asiático (Felis bengalensis) ou ALC (Asian Leopard Cat) com raças de gatos domésticos (Abissínio, Egyptian Mau, etc). O ALC é um felino selvagem, de porte pequeno, encontrado nas florestas da Índia, Burma, Tailândia, Rússia e regiões vizinhas. Devido a sua magnífica pelagem, é muitas vezes é alvo de comércio ilegal. A criação da raça Bengal, de certa forma contribui para a preservação do ALC, pois proporciona às pessoas, um pet de beleza selvagem e com as vantagens do temperamento doméstico.

O   ALC  seria mais ou menos como o um gato Maracajá ou mesmo uma jaguatirica, ambos nativos do Brasil.

               

Gato Maracajá                                     Jaguatirica                                       Leopardo asiático

 

Os créditos da criação da raça devem-se a americana Jean Sudgen Mill, quem em 1963, cruzou um ALC (Asian Leopard Cat) com um gato doméstico. Posteriormente, ela adquiriu os animais resultantes de um experimento científico, realizado nos anos 70, pelo Dr. Willard Centerwall, que conseguiu cruzar com sucesso as duas espécies visando estudar a aparente imunidade que o ALC tem em relação à Leucemia Felina. Após muito trabalho com as primeiras gerações, Jean Sudgen Mill registrou a raça na TICA (The International Cat Association) em 1983.

As primeiras gerações do cruzamento com o ALC são chamados de F1, F2 e F3 e são considerados "leopardos híbridos" ou "bengals de fundação". Somente a partir da quarta geração (F4) de distância do selvagem é que os animais são considerados Bengals ou SBT e são permitidos em exposições.

TEMPERAMENTO
Os Bengals são bastante sociáveis, brincalhões e curiosos. Estas características fazem dele um exelente mascote, adaptando-se facilmente à crianças e outros animais. Alguns donos comparam seus bengals à "cães" devido à grande interação entre eles. Os Bengals apresentam um miado diferente, bastante selvagem, e apresentam um vocabulário mais extenso que os outros felinos domésticos, emitindo vários tipos de sons. Devido à sua herança selvagem, eles adoram brincar com água, descansarem em lugares altos e caçarem qualquer coisa que se mova.

A beleza selvagem, conferida pela pelagem e a conformação, é a primeira coisa que atrai as pessoas, mas a sua movimentação peculiar e o seu temperamento como animal de estimação são o que as conquistam.

A pelagem do Bengal passa por uma fase feia aproximadamente das 7 semanas aos 5-6 mêses de idade. Provavelmente isto é uma herança do ancestral selvagem, que na natureza tem sua belíssima pelagem "camuflada" no período que se encontra mais vulnerável. Assim, é difícil predizer a tonalidade que o filhote vai ter quando crescer. Uma boa dica, é avaliar a tonalidade dos pais em idade adulta, pois animais com grande contraste e presença de rosetas, tem grandes chances de produzirem filhotes com estas características.