17/08/12

Gatos - Derrubando Preconceitos!

Se tem uma coisa que me deixa louca da vida é uma pessoa me dizer que odeia gatos, sendo que 99,9% não tem nenhum argumento sensato pra dizer isso, e sequer conviveu com algum gato. Eu tenho vários gatos e já tive outros, claro que nem todos são super legais, depende da afinidade entre o animal e a pessoa. Mas todo mundo conhece um cachorro chato, não é? E nem por isso odeia cachorro.

Dizer que são traiçoeiros: Não sei de onde surgiu esse mito. É totalmente absurdo. Basta conhecer um pouco de comportamento felino para saber quando eles não estão nada felizes e podem vir a arranhar ou morder. Eles, ao contrário dos cães, demonstram isso abanando o rabo, colocando as orelhas pra trás e miando ou rosnando. Quando o gato age assim, provavelmente está odiando o que você está fazendo, e te avisando isso. Caso ele te arranhe, a culpa foi sua de não ter entendido, e não que o gato foi traiçoeiro. Um gato nunca te ataca sem nenhum motivo, as vezes pode pular nas suas pernas ou pegar seu braço, mas porque eles adoram caçar e brincar com coisas que se mexem, como folhas, bolinhas...inclusive você.

Dizer que o gato só gosta da casa e não dos donos: Outro grande absurdo. Já me mudei 4 vezes com meu gato mais velho, e com os demais, 3 vezes. Eles sempre se adaptaram super rápido a casa nova, nunca tentaram fugir. Vi inclusive um documentário (que chorei muito, por sinal) no qual a dona do gato se muda para outro estado (nos Estados Unidos) para fazer faculdade. O gato sentiu tanto a sua falta que viajou muito, e chegou na cidade nova em que a moça estava morando, quase morto de cansaço, mas chegou. Sozinho, não se sabe como. 
O gato tem uma maneira diferente de enxergar as pessoas, eles não se acham inferiores e submissos aos humanos como os cães, eles se acham iguais a gente. Algo tipo, emprestam o território deles para que a gente more. Eles não se sentem na obrigação de fazer o que queremos na hora que queremos, isso se chama ter personalidade.

Os grandes fãs de gatos, os chamados gateiros, admiram demais isso. Eu acho bem interessante a cara deles de "eu vou se quiser". Mas isso não significa que eles não gostem das pessoas. Um gato sempre escolhe seu humano favorito na família, adora ficar perto da pessoa escolhida, inclusive sente quando o dono está doente ou triste, ficando ao seu lado e as vezes vocalizando "palavras de conforto".
Tem gente que acha estranho quando um gato fica se esfregando entre suas pernas, mas isso é um sinal de amizade e que o gato te incluiu na sociedade dele, ou como eu brinco aqui em casa, quer dizer "que você é da turma dele".
O ronronar de gatos não significa pneumonia, muito menos que ele vai passar alguma doença respiratória para você. Pra quem conhece um pouquinho de gatos vai perceber que eles ronronam de satisfação, em geral quando estão felizes e relaxados.
Eles também não são um poço de zoonoses, gatos de casa inclusive são mais limpos do que os cães, porque eles mesmos se limpam e são super cheirosos (eu pelo menos amo cheiro de gato! - bem melhor do que o de cachorro!)

Dizer que são interesseiros: Se os gatos são interesseiros, os cachorros também são, então. Ficam nos rodeando quando estamos comendo, quando querem ganhar petiscos, coisas assim. Foi por interesse de ambas as partes (dos humanos, por proteção, e dos cães selvagens, por comida) que aconteceu a domesticação do cão. O gato foi domesticado pela admiração que os egípcios tinham pela beleza e elegância do animal, e eles nunca exigiram nada em troca, até porque um gato que tem livre acesso a rua pode muito bem caçar e não depender dos humanos para se alimentar. Aliás, eles adoram mostrar aos donos que são bons caçadores, mostrando sua caça ao dono (o que nem sempre agrada, já que a caça pode ser lagartixas, baratas ou coisa pior).
Agora me digam, os gatos são interesseiros por que? Só porque eles não acordam do soninho de beleza deles para atender nosso chamado? Tem gatos que fazem isso sim, que recepcionam os donos quando chegam.

Além de tudo, os gatos em geral são silenciosos, se castrados dificilmente tentam fugir e a grande maioria convive muito bem em ambientes pequenos, são mais independentes e não precisam ter companhia o tempo inteiro, aprendem a fazer as necessidades no local correto com mais facilidade que os cães...
Enfim, é muito bom ter gatos, e quem não tem e não conhece, não seja preconceituoso de dizer coisas que não sabe.