07/08/12

BENGAL - APARENCIA / CORES / TEMPERAMENTO

Aparência:
O Bengal possui corpo alongado, musculoso, com ossatura consistente, pernas traseiras ligeiramente mais longas, que as dianteiras, pescoço forte e bem proporcional à cabeça e ao corpo. As patas são grandes e arredondadas.
A barriga deve ser esbranquiçada ou, pelo menos, de tonalidade bem mais clara que a pelagem do corpo e é obrigatória a presença de pintas.
A cabeça e face devem ter estrutura forte, assim como o queixo. As orelhas dos Bengals devem ser pequenas, com pontas arredondadas e base larga, inseridas de forma a seguir a linha do perfil da face.
A pelagem é curta, extremamente macia e sedosa, apresentando ou não o glitter,que são pêlos de cor dourada ou prateada, no caso dos Silver Bengals. Os olhos são ovais, quase arredondados, devem ser grandes, porém não muito proeminentes (esbugalhados).
O peso varia entre 4 a 8 kg, mas o tamanho não é uma característica trabalhada na raça.

Cores e Marcações:
Entre a terceira e quinta semanas de vida,o filhote Bengal apresenta uma pelagem feia, acinzentada,que é chamada de “Fuzzy ugly”.Essa fase pode durar pouco tempo ou se prolongar por alguns meses. Depois que essa pelagem cai, a cor da pelagem aparece mais claro e com mais contraste entre as cores de fundo e marcações.

Brown Tabby - é a pelagem com marcas marrons ou negras sobre fundo mais claro, com cor de olhos que variam do cobre ao verde. Se a pelagem for muito alaranjada, que é exatamente como a maioria das pessoas deseja, a tendência é que a marcação “desbote”,com o passar do tempo, o que faz com que o Bengal fique bem parecido com um srd amarelo.
Bengals Brown Tabby não podem ter olhos azuis ou azulados.

 
 

Snow - se divide em três tipos:
Seal Linx Point – cor de fundo que varia entre o marfim e o creme, com marcas que variam entre o marrom-seal profundo , cinza-escuro, marrom-claro, bronze ou camurça. Os olhos são de um tom azul intenso.
Seal Sepia Tabby – cor de fundo que varia do creme ao bronze claro,com marcas em tons de marrom-escuro.Os olhos podem ser dourados, amarelo-esverdeados ou verdes.
Seal Minx Tabby – é uma combinação dos genes de Siameses e Burmeses. Apresentam uma cor de fundo que varia do marfim para o creme, com marcações de tonalidade marrom-médio, os olhos são azuis-esverdeados.

Silver - pelagem de fundo da cor cinza claro tendendo ao branco,com marcações de cinza mais escuro.A cor dos olhos pode variar entre o cobre ao verde.

Além dessas cores, há também os Bengals Melanistic (Bengal Preto,com marcas pretas, perceptíveis sob iluminação) e a cor Blue (cinza azulado, e os charcoals (cinzas escuros com marcações azuladas)

As marcações podem ser spotted (pintas), rosetted (rosetas de vários formatos), ou marble (marcação de aspecto marmorizado).

 
 

Temperamento /Comportamento:

Bengals são gatos extremamente inteligentes e com excelente memória. Afetuosos, adoram interagir com seus humanos, se dão bem com crianças e com outros animais. Eles tem personalidade dominante, especialmente os exemplares machos, mas, mesmo assim, convivem bem com outros gatos, desde que estes não desafiem sua posição de gato alfa, caso contrário, pode haver brigas e o Bengal geralmente acaba levando a melhor, já que é um gato bastante forte.
Bengals costumam ficar bastante estressados fora do seu ambiente, mas não costumam apresentar reações agressivas. Levá-lo ao vet costuma ser uma tarefa bastante tranquila, porque eles ficam bastante intimidados fora do seu ambiente.
Seu miado é bem mais forte que outros gatos, mas não miam tanto quanto Siameses, por exemplo. Alguns Bengals “respondem” com miados, quando falamos com eles.
Algumas pessoas gostam de levar seus Bengals para passear em guia, coisa possível se for treinado desde cedo.

A brincadeira preferida de exemplares Bengals é ir buscar coisas que atiramos,maioria dos exemplares ama esse tipo de brincadeira!
http://www.youtube.com/watch?v=quA0CpVrEYw
Bengals também gostam de água:
http://www.youtube.com/watch?v=oa4YcV6VRgA

Eles brincam muito, mas não são destruidores.

 
 


Nunca vi uma raça de gatos que mexesse tanto com a imaginação das pessoas,quanto a raça Bengal.
Muitas pessoas criam a fantasia de que, ao adquirirem um Bengal, estarão levando para casa um gato “selvagem”,mas isso não tem qualquer fundamento e , muitas vezes, essa ideia falsa acaba causando problemas.
Já vi diversos casos de pessoas que adquiriram um Bengal, mas não conseguiam lidar com ele, ficavam intimidadas diante do gato. Também já vi casos de pessoas acharem que algumas brincadeiras típicas de qualquer filhote de gato eram “tentativas de ataque”,quando partiam de um filhote Bengal. Isso não existe! Bengals tem mesmo temperamento dominante, mas são gatos domésticos!
Eu costumo brincar, dizendo que a maioria dos exemplares Bengals que vemos não tem nem sequer o chulé de um felino selvagem e é bom as pessoas não ficarem imaginando coisas que não existem! rs...
Bengals são gatos muito bonitos, dóceis e brincalhões, que lembram vagamente um felino selvagem, mas que são gatos domésticos, como qualquer outro gato, de raça ou não, que as pessoas tem em casa.


Cuidados

 
 

Por se tratar de uma raça de pêlos curtos, apenas banhos regulares, limpeza de ouvidos com produto indicado pelo veterinário de confiança, corte de unhas e uma rápida escovação, com escova de cerdas macias.