03/08/12

COMPORTAMENTO DOS GATOS

Para quem tem pouca experiência com gatos algumas coisas não são fáceis de compreender, o comportamento deles, com certeza, é uma delas. Por essa razão é importante saber que os gatos têm instintos naturais que lhes servem de guia:  caçar e perseguir presas estão entre os mais fortes. Em outras palavras, eles agem como gatos! Não compare os gatos com outros animais, como cachorros por exemplo.

Os gatos tendem a ser muito ativos, devido, também, a sua curiosidade. O dono deve estar preparado para estimular o seu gatinho com brinquedos interativos e lugares seguros para explorar e escalar.
Manter seu gatinho por perto em todos os momentos é uma obrigação, a menos que você possa fazer uma área ao ar livre onde o risco de fuga ou perigo é inexistente. Janelas e portas para o exterior devem ser protegidas com uma tela pois os gatinhos geralmente costumam subestimar as alturas, as vezes podem querer pular de alturas maiores do que eles aguentam.

Contudo, quando o comportamento do felino se tornar um problema, a primeira chamada deve ser sempre ao veterinário para agendar um exame completo. A consulta ao veterinário é fundamental para descartar qualquer problema de saúde que possa estar causando o comportamento anormal ou inapropriado.

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que gritar com um gato ou mesmo agir com violência é a maneira certa para corrigir um comportamento indesejado. Estes métodos cruéis, no entanto, não funcionam  e, na verdade, servem apenas para permitir que o gato gere desconfiança para com os seres humanos, e, eventualmente, agravar os problemas de comportamento.

Seu gatinho está arranhando o seu sofá é preciso disponibilizar um arranhador, da forma que ele preferir como mencionado aqui. Uma dica que pode funcionar, também, é usar uma garrafa de água para dar uma espirradinha neles, ajuda a manter o controle da situação.

Há várias outras formas menos drásticas para obter a atenção do seu gatinho. Lavar uma lata de refrigerante vazia e colocar algumas moedas no fundo e quando seu gatinho não está escutando você, agite a lata, a maioria dos gatos vão parar imediatamente e desistir do que eles estavam fazendo, mas eles podem querer se esconder.

A maioria dos problemas de comportamento com os gatos podem ser resolvidos, mas quando o problema for mais sério, não se esqueça, é preciso procurar um especialista.

E o mais importante: não abandone seu gato por não entendê-lo! Se realmente achar que não será um bom dono, procure uma família que aceite adotá-lo, pois ele merece ter uma vida digna e feliz.