15/08/12

SAÚDE - preste mais atenção em seu gato!

Os gatos não exteriorizam seus problemas de saúde para o mundo, e isto é um perigo para eles. Portanto você deve ficar atento para identificar se seu gato está doente! Os gatos não demonstram quando estão doentes por que, em estado selvagem, qualquer fraqueza é um convite fatal para os predadores e rivais. Mas prestando atenção você pode identificar se seu gato está doente. Mesmo que os gatos sejam solitários, ao longo do dia eles interagem com o dono e a família, um gato que opte por ficar sozinho por 24 horas ou mais, está provavelmente com algum problema, assim acontece quando, por exemplo, um gato brincalhão deixa de ter interesse por brinquedos, ou um gato apático que se recusa a se mover, pode estar em perigo. Também não se engane com o ronronar do seu gato, isto, combinado com mau-humor e atitude defensiva pode ser, ao invés de contentamento, um sinal de dor.

 

Sabendo quando recorrer ao veterinário:

* Ver a temperatura do gato quando ele dá sinais de que algo pode não estar bem, é uma informação útil se tiver de recorrer ao veterinário. A temperatura de um gato deve ser entre os 38,3 e 38,1 graus Celsius. Um ligeiro aumento pode ser normal, mas se a temperatura do seu gato chegar aos 40 graus, deve levá-lo ao veterinário imediatamente. Temperaturas abaixo de 38 graus podem também sinalizar alguma coisa grave.

* Procure por qualquer aumento ou diminuição radical do apetite do seu gato, ou sede.

* O seus movimentos intestinais devem ser regulares e suas fezes consistentes. Se vir sangue, parasitas ou coisas que se parecem com grãos de arroz nas fezes, colha uma amostra de fezes a partir da caixa de areia, coloque num saco plástico limpo e leve ao veterinário para testes. A obstipação também pode ser motivo de preocupação.

* Aumento da frequência urinária, geralmente combinados com um aumento notável na sede, é um sinal clássico de várias doenças, tais como insuficiência renal ou diabetes. Urina turva ou com sangue, dor ao urinar ou vocalização enquanto urina, também merecem uma visita ao veterinário.

* Vomitos e diarreia são sinais comuns e podem ser causados por um distúrbio gástrico simples ou podem ser um sinal de algo mais sério. Vomitos constantes, vomitos projectados ou com sangue, podem indicar um problema grave no estômago. A diarreia persistente pode indicar uma série de doenças graves.

* Espirrar ou tossir, muitas vezes acompanhado por corrimento nos olhos, indicam geralmente uma constipação ou gripe. Estes sintomas geralmente desaparecem ao fim de alguns dias, mas se eles persistirem acompanhados de apatia extrema ou, principalmente, perda de apetite, consulte o veterinário.

* Anemia, detectada pela gengiva e língua pálidas, e falta de energia e de apetite, é geralmente um sinal de algum outro distúrbio. Se observar estes sinais no seu gato, uma visita imediata ao veterinário justifica-se.
 
Sinais de que seu gato está bem:
 
- Atitudes: vontade de brincar; atenção; espírito alerta

- Energia: apropriada à idade do gato; prontidão para a brincadeira
- Olhos: brilhantes e lustrosos; sem secreções ou névoas
- Orelhas: limpas; cheiro a humidade, mas não desagradável
- Nariz: úmido e ligeiramente frio; um leve secreção clara é normal
- Respiração: o hálito não deve ser desagradável; deve inspirar e expirar sem dificuldade
- Higiene: O gato deve limpar-se regular e cuidadosamente
- Dentes e gengivas: dentes limpos com pouco ou nenhum tártaro; gengivas bem unidas aos dentes e rosadas; deve ter bom apetite.
- Pele: limpa e clara
- Pêlo: limpo, brilhante e saudável; a queda de pelo é normal, dependendo da estação do ano.
- Urina: nenhuma dificuldade ou nervosismo ao urinar; urina clara
- Fezes: nenhuma dificuldade em defecar; fezes sólidas e bem formadas