30/08/12

                  A higiene do gato - Saúde

Slep, slep, slep... Por muitas vezes esse barulhinho do gato ao se higienizar acaba me incomodando na hora de dormir.
O gato passa necessariamente de 8 a 15% do seu tempo ativo se lambendo. Ou seja, como ele fica pouco tempo acordado, acaba se lambendo por bastante tempo!
Há comportamentos, como usar a caixa sanitária (entre outros), em que o filhote aprende observando a mãe, mas o ato de se lamber é puramente instintivo, sendo que os bichanos já fazem sua higiene com seis semanas de vida da mesma forma que os adultos.

É um ritual exaustivo que começa pela cabeça, continua no dorso, passa pelos flancos e termina no final da calda. Isso sem falar nos detalhes (genitálias, ânus, pernas, barriga e até o "vão dos dedos".

Em seu "banho", o maior tempo gasto é nas partes que se sujam na hora da "caça". Cabeça, pescoço e patas da frente. É claro que grande parte dos "gatos de estimação" não caçam, mas esse comportamento continua por instinto.
O veterinário canadense, Bruce Fogle, acredita que essa higiene parece ser controlada por um relógio biológico. É praticada todos os dias e, se caso o gato não conseguir se limpar por três dias, passa as 12 primeiras horas do quarto dia recuperando o atraso.
Se lamber é algo tão comum nos gatos que, ao notar que seu gato deixou de se higienizar, procure logo um veterinário! Ele pode estar com algum problema grave de saúde.
Os gatos se limpam compulsivamente para remover parasitas ou quando há feridas e doenças, além de fazerem isso também quando estão ansiosos, assim como nós, que mexemos no cabelo, roemos unha, etc.
Além da limpeza, a higiene dos gatos tem outras funções:

Controle de temperatura do corpo
Esfriar o corpo é algo muito importante para o gato e, as vezes, pode salvar sua vida num dia de calor ou frio excessivo!
Nos dias frios, a saliva forma uma camada isolante que os protege do frio.
Nos dias quentes, a evaporação da saliva que fica na pele o ajuda a resfriar o corpo, já que eles não transpiram como nós. A higiene mútua é mais frequente em fêmeas da mesma família, mas também é comum observar esse comportamento entre gatos que estabelecem fortes laços entre si.


Social
Laços afetivos levam os bichanos a dar banho também em seus donos. Quando filhotes, as mães lavam seus gatinhos nas primeiras semanas, se os pequenos bichanos são separados de suas mães antes das 12 semanas de vida, provavelmente a tendência do gato querer passar mais tempo lambendo seu dono é ainda maior. Isso traz aos gatos grande satisfação, e associam muitas vezes seus "donos" com suas mães ou algum membro da família realmente.
A higiene mútua faz que se mantenham/aumentem os laços afetivos com outros gatos e com você, que também pode acariciá-los e escová-los, o que ajudaria até que eles tenham menos problemas com "bolas de pêlo".